LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA O TERCEIRO SETOR

ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

by idehm

No dia 08 de novembro de 2022, foi realizado o primeiro encontro do terceiro setor. O encontro contou com a participação de representantes do primeiro, segundo e terceiro setor do estado de São Paulo e foi recepcionado pela Ordem dos Emancipadores de Osasco, tradicional entidade sociocultural do município. A organização do evento foi realizada por meio da Rede Social de Osasco, Casa do Terceiro Setor, IDEHM Carapicuíba e Instituto S Company, com o apoio do Buffet MAESOL, que ofereceu o coffee break aos participantes e da Deepinshoot, que realizou a cobertura do evento, através do colaborador Higo Vicente.

A abertura do evento foi realizada pela Rede Social de Osasco, que apresentou seus movimentos e projetos, através do seu idealizador, Sr Rafael, o qual explanou a respeito do potencial de atuação do Terceiro Setor. Após, a Ordem dos Emancipadores de Osasco deu as boas-vindas aos presentes, através de seu presidente, Sr Lázaro Suave, que apresentou a instituição e os trabalhos que tem realizado no município ao longo dos anos, preservando e valorizando as evidências históricas, que constroem a identidade de território.

A apresentação do Programa de Desenvolvimento Sustentável, do Instituto S Company, perpassou pelos marcos históricos do Terceiro Setor no Brasil, apontando desde as primeiras evidencias de seu surgimento, os marcos legais ao longo dos anos, até os impactos econômicos e sociais que são gerados a partir da atuação da sociedade civil nas políticas públicas. Na sequência, foi dado início a apresentação do Instituto S Company em parceria com o IDEHM, com abordagem acerca do conceito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, demonstrando a categorização que será utilizada na fase de capacitação do Programa, considerando os Eixos: SOCIAL, AMBIENTAL, e ECONÔMICO/GOVERNANÇA, provocando ao grupo presente, a respeito de “COMO O TERCEIRO SETOR TEM SE MOVIMENTANDO PARA IMPACTAR NAS METAS, DA AGENDA 2030”, uma vez que a Responsabilidade Social e Ambiental é papel de todos e que a essência do Terceiro Setor é a atuação nessas frentes, por meio de seus Projetos, Programas e Serviços. A apresentação segue anexa a este relatório.

 O programa terá duração de um ano e as inscrições deverão ser realizadas via formulário online, com diagnóstico institucional para aquelas que se interessarem em fazer parte deste ciclo. A gestão dos diagnósticos será feita por meio da Casa do Terceiro Setor, para as entidades sediadas em Osasco, e aquelas que estiverem em outros municípios serão realizadas pelo IDEHM Carapicuíba. Após a realização dos diagnósticos, os inscritos participarão do Processo Formativo, sob condução da S Company, por meio de seus especialistas e segmentados por categoria, conforme apresentado anteriormente. Vale dizer que as capacitações se darão mensalmente, nos meses que seguem: DEZEMBRO/2022;/JANEIRO/2023; FEVEREIRO/2023 e que, ao término deste processo, serão produzidos os planos de ação 2023, para cada uma das organizações participantes, observando a definição de atividades com impactos claros e objetivos nos ODS e considerando no processo, todas as ferramentas de medição de indicadores para um acompanhamento eficiente e transparente de todo o processo.

A apresentação do programa está disponível no link

http://www.idehm.org/wp-content/uploads/2022/11/APRESENTACAO-DE-LANCAMENTO.pdf

Sem mais,

Leia também

Leave a Comment