AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL- SETEMBRO AMARELO

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

by idehm

Hoje, dia 09 de setembro de 2022, realizamos mais uma ação de Responsabilidade social com a Equipe do Instituto de Desenvolvimento Humanitário- Idehm/ S Company e de Seus Parceiros Arnone Advogados e Deepinshoot.

Apresentou-se ao grupo alguns dados e índices sobre o suicídio no Brasil e no Mundo, mas o foco foi dado à gênese do movimento, explanando para o grupo sobre a história de Mike Emme, que cometeu suicídio em 1994, aos 17 anos de idade. Lembramos que Mike, um menino muito habilidoso que ganhou um Mustang de seus pais e começou a reformá-lo, deixando o carro amarelo nesse processo. Amarelo era sua cor favorita. Mike era um menino de muitos amigos e estava sempre se propondo a ajudar os outros: Oferecia carona aos amigos para a escola, aos vizinhos para o mercado… O carro foi ficando conhecido como “AMARELÃO DO MIKE”. Acontece que por trás da gentileza e de todo o carisma, Mike tinha uma dor, mas ninguém percebeu e, um dia, ao chegar em casa, seus pais encontraram sobre a escrivaninha um pequeno bilhete. Mike havia tirado a própria vida. Em seu velório, todos muito comovidos decidiram homenageá-lo escrevendo cartões com mensagens motivacionais envoltos em fitas amarelas, a cor de Mike. A ideia era mostrar as pessoas que elas não estão sozinhas e que vale a pena viver. A ação virou um movimento e em 2015 chegou ao Brasil.

Hoje, fomos todos convidados a aderir a este movimento, refletindo: Qual a última vez que eu percebi a dor de alguém? Quando olhei nos olhos do outro e fiz a leitura daquilo que estava atrás de um sorriso, nem sempre sincero?

Tivemos a oportunidade de viver o movimento em sua gênese e, em dinâmica de grupo, cada colaborador foi apresentado a uma caixa, com uma imagem de alguém muito especial. Uma pessoa que de vez enquanto esquece de como é importante para o mundo, esquece de como é amada e que, às vezes, se afoga num cotidiano amargo e sente que não tem ninguém com quem possa contar.

A proposta foi que cada um deixasse uma mensagem, num cartão amarelo, para a pessoa da caixa e pouco a pouco tiveram a oportunidade de entregar o cartão, descobrindo quem seria o destinatário da mensagem. Encontraram um espelho.

Qual a última vez que eu pude ME perceber, em toda a minha humanidade? Quando eu ME olhei nos olhos e fiz a leitura daquilo que estava atrás do MEU próprio sorriso, nem sempre sincero?

Abrimos uma roda de conversa e falamos sobre nossas percepções sobre o momento, e como foi rico. Um cenário múltiplo, com múltiplas experiências, convidados a se sentirem, a se perceberem, a contar um com o outro, a ouvir!

Desejamos que estas reflexões, que estas mensagens, que esta campanha perpassem os muros do nosso Instituto, que chegue lá fora e possa impactar todas as vidas, afinal de contas: A VIDA É A MELHOR ESCOLHA.

Vídeo promocional da campanha SETEMBRO AMARELO, disponível no link:  https://www.setembroamarelo.com/?wix-vod-video-id=ba2a563ccb2748deb3716052121245b4&wix-vod-comp-id=comp-ke4c0m1g

Material anexo a este relatório.

 

Leia também

Leave a Comment