RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL (BSA)

RESPONSÁVEL: BRUNO MOURAD CASTRIGNANO

by idehm

Reunião realizada em 04 de março de 2022, entre às 09 horas e 13 horas. As pautas foram voltadas para o Balanço Socioambiental. A reunião contou com a presença de Daniely Sousa, Janaína Pimentel, Takashi Yamauchi, Bruno Mourad Castrignano, Marcos Pagliuso, Carlos dos Santos, Marcio Zamboni Cremácio, conforme lista anexa.

Apresentou-se as dúvidas da equipe a respeito dos aspectos da Norma NBC T15, de modo a esclarecer pontos importantes para a construção do Balanço Socioambiental.

DEFINIÇÕES:

Houve esclarecimento das normas de contabilidade que o contador deve se atentar (NBC T10.19 e NBC T3), além do Plano de Recebimento.

Mencionou-se a necessidade de um economista para fazer a avaliação de capital, sendo primordial mencionar isto nas Notas Explicativas. Importante dar continuidade no levantamento, etiquetagem e organizações em planilhas de todo o patrimônio do escritório para entregar ao economista para a avaliação e comentou sobre a possibilidade de isenção de IPTU.

Foi esclarecida a dúvida sobre a prestação de serviços ambientais, que não é necessário a criação de uma mantida, somente de um departamento ambiental. Para isso é deve ser feita uma Ata do Conselho de Administração, com ao menos duas pessoas responsáveis pelo departamento, com a descrição das atividades que serão prestadas.

Em relação ao Balanço Socioambiental (BSA), houve uma reunião do Bruno Mourad Castrignano com o Sr. Takashi, onde foi esclarecido que sua estrutura pode ser formada somente com a evidência de quantidades e valores financeiros que são solicitados na norma, não há necessidade de relatórios explicativo e fotográfico das ações, estes podem ser de registro interno e podem ser colocados como anexo, para deixar o BSA mais sucinto. Ao final do documento deve ser calculado o montante de crédito e débito da entidade, evidenciando o seu investimento em relação aos seus passivos.

Leia também

Leave a Comment