Idehm Tecnologia e Inovação Sustentável 2023-08-29T20:53:21Z http://www.idehm.org/feed/atom/ WordPress http://www.idehm.org/wp-content/uploads/2022/02/favicon.png idehm http://www.idehm.org <![CDATA[MROSC- Estruturas e Bases]]> http://www.idehm.org/?p=3680 2023-08-29T20:53:21Z 2023-08-29T17:01:15Z Em 28 de agosto de 2023, foi realizado o primeiro encontro de capacitação para trabalhadores do Terceiro Setor do Programa “O Marco Regulatório como ferramenta de democratização das parcerias”, cujo tema tratado foi “MROSC- Estruturas e Bases”. Contamos com a participação de 17 representantes da Sociedade Civil Organizada, da Região Oeste de São Paulo, especificamente dos Municípios de Carapicuíba, Osasco e Santana de Parnaíba, atendidos no Serviço de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos do Instituto.

O encontro foi conduzido por mim, Daniely Sousa da Silva Oliveira, Head Social do Idehm e responsável técnica pelo serviço com proposta de apresentar o que é o Marco Regulatório e o que ele representa para o Terceiro Setor.

Demos ênfase na proposta de aperfeiçoamento do ambiente jurídico e institucional relacionados às Organizações da Sociedade Civil, apresentando os eixos que envolvem a construção da Lei 13.019/2014 e que passam pela contratualização com o poder público; a sustentabilidade e os processos de certificação; e a gestão de conhecimento e informações, além de apontar as características de uma OSC e os princípios e diretrizes do Marco Regulatório que compreendem além da dos fundamentos da Gestão Pública, como Legalidade; Legitimidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Economicidade; Eficiência; e Eficácia, aqueles que são próprios desta regulamentação, como a Participação social; fortalecimento da sociedade civil; e transparência na aplicação dos recursos públicos..

Durante a discussão do tema, apontamos os processos de implementação do MROSC na união, estados e distrito federal em 2016 e nos municípios em 2017, sem esquecer das atualizações sofridas no processo e do Intenso trabalho dos Grupos que estudam a regulamentação com o propósito de aprimorá-la cada vez mais. Além disso, apresentamos a estrutura da Lei que se faz em seis capítulos, sendo:

  1. Disposições Preliminares;
  2. Da celebração do Termo de Fomento e Colaboração;
  3. Da formalização e execução;
  4. Da prestação de contas;
  5. Da responsabilidade e das sanções;
  6. Das disposições finais.

A capacitação propiciou ainda, a reflexão sobre as nuances que envolvem os Termos de Colaboração ou Fomento e o Acordo de Cooperação, bem como, as Manifestações de Interesse Social, que proporciona que cidadãs e cidadãos, movimentos sociais e outras organizações tenham a possibilidade de apresentar propostas ao poder público por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse Social. Lembrando que a proposta apresentada deve:

  • Identificar a pessoa, o movimento, coletivo ou organização que a apresenta;
  • indicar o interesse público envolvido; e
  • apresentar o diagnóstico da realidade que se quer modificar, contendo, se possível, informações sobre a viabilidade da proposta, os custos, os benefícios e os prazos para a execução do projeto.

Considerando que o Marco Regulatório vale para todas as parcerias estabelecidas com qualquer dos Entes Federados, é essencial compreender que o processo de implementação que envolve as parcerias com o poder público a partir de sua implantação passa a ser cíclico e a observar a Formulação e Planejamento de todo o processo, a Seleção das Propostas e a Pactuação da Parceria, a Implementação e Execução das Propostas, o Monitoramento e Avaliação das Ofertas e a Prestação de Contas das Ações desenvolvidas. Para tanto, desde a etapa de juntada de documentos para o envio da proposta, a OSC precisa observar regras específicas de regularização documental por exemplo no Estatuto Social, que deve conter cláusulas que indiquem a Não distribuição de lucros; a Finalidade de relevância pública e social correspondente ao objeto da parceria; a Transferência de patrimônio para outra OSC, no caso de dissolução; e a Escrituração de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Em suma, entendemos que regras mais claras, razoáveis e indutoras da colaboração são fundamentais para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso aos recursos públicos, maior efetividade na execução e celeridade na avaliação. A partir do estabelecimento de novos instrumentos específicos para a relação com OSCs, transformações sociais ainda mais profundas poderão ser alcançadas, evidenciando a importância da comunhão de esforços, conhecimentos e aprendizados para o alcance de um Brasil mais justo e igualitário.

Encerramos o encontro refletindo sobre a célebre máxima de IAMAMOTO, 2004 que diz “O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia-a-dia nos horizontes de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários.

Para acessar a apresentação completa, acesse MROSC- Estruturas e Bases

]]>
0
idehm http://www.idehm.org <![CDATA[PROGRAMA GESTÃO DE OSC’s]]> http://www.idehm.org/?p=3672 2023-07-19T18:57:03Z 2023-07-19T18:39:03Z Estamos encerrando mais um programa de capacitação do Instituto. Venha ampliar seu conhecimento e se destacar na área da Comunicação Institucional e Gestão de OSCs (Organizações da Sociedade Civil)

Temos o prazer em compartilhar essa oportunidade incrível de participar de um evento de capacitação que vai revolucionar sua atuação profissional. O evento abordará temas fundamentais como estratégias de comunicação, gestão de projetos sociais e fortalecimento institucional.

Se você é apaixonado(a) por fazer a diferença na sociedade e busca desenvolver habilidades que impulsionem o impacto positivo das organizações sociais, essa capacitação é perfeito para você!

Contaremos com profissionais renomados, prontos para compartilhar suas experiências e conhecimentos, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora e inspiradora.

Junte-se a nós e faça parte dessa jornada de transformação social. Não perca essa oportunidade de crescer profissionalmente e contribuir para um mundo melhor!

POR FAVOR CONFIRMAR A PRESENÇA NO LINK https://forms.gle/PpUx3f2mmGZSSVux5

]]>
0
idehm http://www.idehm.org <![CDATA[EDITAL 01/2023]]> http://www.idehm.org/?p=3664 2023-06-20T17:26:06Z 2023-06-20T17:17:01Z Em conformidade com o Edital 01/2023, publicizado em 04 de abril de 2023 por meio da Plataforma PROSAS e nos Canais Oficiais do Instituto de Desenvolvimento Humanitário- IDEHM, temos a satisfação de divulgar a lista de classificadas para o Assessoramento Financeiro em Assistência Social, que considera os critérios estabelecidos no Item 7 do Edital em questão. Ficam convocadas, as Instituições relacionadas abaixo para Capacitação Técnica Para Utilização dos Recursos, que acontecerá no dia 23/06/2022 às 9hrs, ressalvamos que a participação nesta Capacitação é vinculada à disponibilização do valor e que a não participação é critério de desclassificação da OSC neste edital. Solicitamos ainda, que neste dia estejam presentes o Responsável pelo Projeto e o Representante Legal da Instituição.

Acesse o documento oficial no link

http://chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.idehm.org/wp-content/uploads/2023/06/CLASSIFICACAO-IDEHM.pdf

Os projetos qualificados podem ser consultados através do link

http://www.idehm.org/wp-content/uploads/2023/06/edital-idehm-20_06_VE-compactado.pdf

Sem mais,

]]>
0
idehm http://www.idehm.org <![CDATA[PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA GESTÃO DE PROJETOS]]> http://www.idehm.org/?p=3656 2023-04-18T18:38:53Z 2023-04-18T18:38:53Z Em 10 de abril, iniciamos o Programa de Capacitação para Gestão de Projetos 2023, que terá uma palestra por mês e acontecerão de forma Online pelo Google Meet, onde serão abordados os principais eixos da Gestão de projetos sociais;

  • Elaboração de Projetos;
  • Implementação de Projetos;
  • Gestão de Projetos.

A primeira capacitação foi direcionada pelo palestrante Everton Miekusz S. de Vasconcellos, Gestor Administrativo da Kolping Estadual de São Paulo, Graduado em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão Estratégica em Negócios, que apresentou também os principais conceitos pertinentes ao tema “Elaboração de Projetos”.

Por meio da primeira capacitação foi possível analisar a importância de entender o que é a gestão de projeto social e como o gestor e sua equipe precisam buscar conhecimento constantemente, sem esquecer de seguir os fluxos estabelecidos em todo o processo de elaboração, na implementação e gestão do projeto social.

Os participantes foram convidados a pensar sobre as perguntas que devemos responder quando escrevemos um projeto, destacando três que devem receber maior atenção: Justificativa; Objetivos Gerais e Específicos; e Orçamento.

Sem mais,

 

 

]]>
0
idehm http://www.idehm.org <![CDATA[EDITAL 01/2023]]> http://www.idehm.org/?p=3648 2023-04-18T11:38:34Z 2023-04-17T20:15:24Z Com muita alegria lançamos o Edital de Assessoramento Financeiro 2023.

Poderão se inscrever neste edital, organizações sem fins lucrativos, de direito privado, devidamente constituídas e que atuem em diversos seguimentos da Política Pública, principalmente aquelas que atuem na Assistência Social e estejam estabelecidas e/ou atuem no estado de São Paulo. A inscrição deverá ser realizada por meio do envio dos documentos relacionados no item 5 deste edital, encaminhando-os para o e-mail inscricoes@idehm.org, estarão abertas no período de 15 de abril de 2023 a 15 de maio de 2023.

O Assessoramento Financeiro se dará por meio de fomento a Projetos, Programas e/ou Serviços, com aporte financeiro de R$ 2.000,00, para as Instituições que melhor atenderem aos requisitos do edital disponível no link

http://www.idehm.org/wp-content/uploads/2023/04/EDITAL-IDEHM-01.2023.pdf

]]> 0 idehm http://www.idehm.org <![CDATA[Programa de Desenvolvimento Sustentável- PDS]]> http://www.idehm.org/?p=3630 2023-02-22T17:04:39Z 2023-02-22T16:58:27Z

O Programa foi pensado a partir da necessidade de envolver as comunidades, que são usuárias dos Serviços de Assistência Social, na busca pelo entendimento e atendimento às metas estabelecidas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), entendendo que o envolvimento da Sociedade Civil neste processo é fundamental para consolidar e materializar o pensamento sustentável na vida e no cotidiano de todas as pessoas. A proposta apostou no uso de espaços já constituídos, capacitando Trabalhadores do Terceiro Setor para o desenvolvimento de Projetos e Ações que fomentem a discussão a respeito da prática da sustentabilidade, no cotidiano das comunidades vulneráveis onde atuam. Vale dizer, que estes trabalhadores possuem vínculos sólidos com os grupos de usuários que orientam, e estimular o debate neste cenário otimiza o uso de recursos e a redução de impactos negativos das ações humanas, bem como, apontando a importância de mudarmos comportamentos e construirmos valores sociais e ambientais que voltem as atitudes da população para ações participativas e benéficas ao meio em que vivem.

A Programação contou com a realização de três palestras, estruturadas a partir de eixos vinculados ao conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que mais de enquadram entre os temas: SOCIAL; AMBIENTAL e de GOVERNANÇA.

A Primeira formação aconteceu em 31/01/2023 e a segunda em 15/02/2023, com duração de 7 horas, considerando a estrutura que segue:

CRONOGRAMA DO DIA 31/01/2023, realizado em parceria com a Obra Kolping Estadual de São Paulo, no município de Carapicuíba.

10h- 1ª Concentração no espaço com coffee break;

10:30- Acolhida OKE (Apresentação Institucional), com abertura do evento;

11:00- Palestra Aspecto Social;

12:00- Palestra Aspecto Ambiental;

13:00- Almoço (Disponibilizado aos Participantes);

14:00- 2ª Concentração no espaço com coffe break;

14:30- Grupo de Estudos (oficina de projetos);

16:00- Apresentação de Resultados;

17:00- Encerramento do encontro.

CRONOGRAMA DO DIA 15/02/2023, realizado em parceria com o Instituto Gatolin, no município de São Paulo.

10h- 1ª Concentração no espaço com coffee break;

10:30- Acolhida Gatolin (Apresentação Institucional), com abertura do evento;

11:00- Palestra Aspecto de Governança com impacto econômico;

13:00- Almoço (Não será disponibilizado almoço aos participantes);

14:00- 2ª Concentração no espaço;

14:30- Apresentação de Instrumento de Diagnóstico Individual- D.I.;

16:00- Mesa de Perguntas e Respostas;

17:00- Encerramento do encontro.

O Programa recebeu 43 inscrições institucionais, advindas de todo o estado de São Paulo e os resultados relacionados à suas participações efetivas em cada encontro se deu conforme apresentado nos gráficos.

Fomentamos a lógica do planejamento, sensibilização dos atores envolvidos no processo, com intensa articulação em rede e alto nível de participação e engajamento, tudo com a proposta de mostrar que todos são responsável, quando o assunto é sustentabilidade.

Como resultados, apresentamos a disponibilização de dois instrumentos estruturados, para o Planejamento e o Monitoramento das ações realizadas através das Instituições atendidas, de modo que possam ser apontados os Objetivos Gerais e Específicos para os trabalhos realizados pelas Associações, sua metodologia, indicadores e resultados esperados, bem como, o mapeamento de perfil dos usuários, sua demandas individuais e familiares, a fim de viabilizar um plano de atendimento individual adequado à cada caso, inclusive no que tange ao encaminhamento e trabalho em rede sócio e intersetorial.

]]>
0
idehm http://www.idehm.org <![CDATA[Desenvolvimento Sustentável e Participação Social: Aspectos Social e Ambiental]]> http://www.idehm.org/?p=3617 2023-01-12T11:36:31Z 2023-01-12T11:36:31Z O primeiro encontro do Programa de Desenvolvimento Sustentável acontecerá em Carapicuíba, estamos felizes com a confirmação da participação de cada um dos inscritos e ansiosos pelos nossos encontros.

O 1º ENCONTRO, terá como tema: O Aspecto Social e Ambiental dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)- Agenda 2030 e será realizado em parceria com a Obra Kolping Estadual de São Paulo, que sediará o evento no dia 31/01/2023.

CRONOGRAMA DO DIA
10h- 1ª Concentração no espaço com coffe break
10:30- Acolhida OKE (Apresentação Institucional), com abertura do evento
11:00- Palestra Aspecto Social
12:00- Palestra Aspecto Ambiental
13:00- Almoço (Não será servido almoço no local)
14:00- 2ª Concentração no espaço com coffe break
14:30- Grupo de Estudos (oficina de projetos)
16:00- Apresentação de Resultados
17:00- Encerramento do encontro

Ficamos à disposição.

 

]]>
0
idehm http://www.idehm.org <![CDATA[AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL- DEZEMBRO LARANJA]]> http://www.idehm.org/?p=3596 2022-12-19T20:26:25Z 2022-12-19T20:24:47Z Em19 de novembro de 2022, realizamos mais uma ação de Responsabilidade social com a Equipe do Instituto de Desenvolvimento Humanitário- Idehm/ S Company e de Seus Parceiros Arnone Advogados, Minetoo e Deepinshoot. Participaram da Ação os colaboradores: Alicemara Luz, Andrea Miniz, Brandon Nogueira, Barbara Cartaxo, Bruno Mourad, Carolina Stefane, Daniely Sousa, Edil Cleciano, Henrique Heiji, Higo Vicente, Isabella Marques, José Evangelista, Julia Cartaxo, Julio Colombo, Kleber Almeida, Loami Bonifácio, Marlene Ribeiro, Marcio Zamboni, Odair Alves e Pedro Pisa, Rafael Gianesi e Sergio Gonçalves.

Apresentou-se ao grupo, através de folder informativo, a campanha dezembro laranja que foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com um objetivo muito importante: Conscientizar para os perigos diariamente expostos a todos nós e que pode nos trazer problemas graves como o câncer de pele, o tumor de MAIOR incidência no Brasil. Especialmente em períodos de férias onde praias ficam lotadas e normalmente nos expomos mais aos raios UVB e UVA, vindos do sol. O objetivo da campanha, adotada pelo IDEHM e seus parceiros é estimular a adoção de medidas simples de PROTEÇÃO como o uso de filtro solar, boné, chapéu, além do cuidado com o excesso da exposição SALVA vidas e mostrar que apoia a causa e lembrar que todos os cuidados não excluem consultas periódicas com um dermatologista e que os mesmos devem ser feitos o ano todo.

Além do flyer informativo, divulgado nas redes sociais do instituto e distribuído internamente, foram fornecidos alguns Protetores Solares, a fim de estimular o auto cuidado.

Sem mais,

]]>
0
idehm http://www.idehm.org <![CDATA[PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL]]> http://www.idehm.org/?p=3590 2022-12-19T20:28:48Z 2022-12-19T19:40:02Z Em dezembro comemoramos, juntos, o aniversário de nossos colaboradores e parceiros: Aryela, Brandon, José e Marcio. É muito bom ter vocês como parte deste time! Esperamos que tenham um mês maravilhoso e que desfrutem com muita alegria deste ciclo que se inicia.

]]>
0
idehm http://www.idehm.org <![CDATA[PROGRAMA ENTENDENDO O CONTROLE SOCIAL]]> http://www.idehm.org/?p=3585 2022-12-14T11:44:43Z 2022-12-13T12:45:33Z Encerramos 2022, orgulhosos do trabalho que realizado antes e durante a implantação do Idehm em Carapicuíba considerando que devido a fase de mapeamento e diagnostico territorial, a participação das instituições do município foi modesta, porém satisfatória. O Programa Entendendo o Controle Social. em questão.

A palestra foi proferida pela Assistente Social Cláudia Prates Mejía; Pós graduada em Administração pública e Gerencia de Cidades, Pós graduada em Organização Educacional e Terceiro Setor.

As palestras aconteceram de forma Online pelo Google Meet em 03 outubro, 07 novembro e 06 dezembro com participação máxima de 5 a 10 pessoas.

A cada encontro a palestrante era apresentada aos participantes juntamente com seu mini currículo e as principais informações sobre o Programa Entendendo o Controle Social.

 Apresentou também os principais conceitos pertinentes ao tema.

A partir das informações obtidas através de apresentação em PP analisadas antes de cada encontro foi possível afirmar nas considerações finais referente ao trabalho apresentado pela palestrante algumas conclusões. A importância de entender o controle social, como trabalhador do SUAS conhecer o território, os serviços e a rede.

CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL ENTENDENDO a ESTRUTURA DO CMAS- A participação popular, que deve ser entendida como o exercício pleno da cidadania na busca de soluções dos problemas sociais e no controle das políticas públicas.

A participação popular está garantida em vários dispositivos da Carta de 88: nos artigos 14 e 29, inciso XIII; artigo 37, parágrafo 3º; artigo 74, parágrafo 2°; artigo 198, inciso III; artigo 204, inciso II; artigo 206, inciso VI; artigo 216, parágrafo 1º; artigo 227, parágrafo 1°

CMAS, ATRIBUIÇÕES E COMPETENCIAS – Conselhos municipais o que são?

São ferramentas que possibilitam aos cidadãos um contato e uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas no Brasil. eles são divididos por áreas e setores que compõem um município: saúde, educação, transporte, habitação, entre outros.

A SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS O PROCESSO DE INSCRIÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CMASConselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) tem a competência de fiscalizar, acompanhar e avaliar a qualidade e o bom atendimento dos serviços prestados pela rede socioassistencial, mesmo que não haja repasse de recursos públicos.

A intenção do programa em abordar a importância de entender o controle social, bem como demonstrar com esclarecimentos e orientações extras que viabilize o acesso das OSC aos conselhos. A palestrante encerrou a comunicação agradecendo a atenção de todos e o convite do Idehm na pessoa da Assistente social Danielle Sousa e Sergio Ventura para que ocorresse esse evento.

Carapicuíba/SP, 07 de dezembro de 2022.

]]>
0